🔹 Quarta com Questão: Folhas de Sol x Folhas de Sombra — Cuidado com a Pegadinha! ✨🌱

Hoje analisamos uma questão aplicada pela CEBRASPE na prova para Pesquisador da EMBRAPA – Fisiologia Vegetal, e ela traz um daqueles enunciados que parece certo… mas não é! ⚡

“Há menos cloroplastos por unidade de área em folhas de sombra em comparação com folhas de sol devido à redução da espessura do mesofilo; por isso, a proporção relativamente grande de mesofilo paliçádico em folhas de sombra justifica a melhora do espalhamento e absorção de luz das folhas.”

Vamos por partes!

🔹 Folhas de sol são mais espessas que folhas de sombra, sim. Isso se deve a uma maior proporção de parênquima paliçádico e maior densidade celular, resultando em mais cloroplastos por área foliar.

🌞 Em contraste, folhas de sombra têm estrutura mais fina, e são adaptadas para maximizar a captação de luz difusa. Seus cloroplastos possuem mais granas, mais tilacóides e maior material lamelar para compensar a baixa incidência luminosa.

🤦 Agora vem o erro da questão: ela afirma que folhas de sombra possuem grande proporção de mesofilo paliçádico, quando na verdade é o parênquima esponjoso que predomina, justamente para aumentar o espalhamento da luz graças à sua estrutura celular irregular.

🚫 Resultado: A questão está ERRADA!

Se você está estudando fisiologia vegetal para concursos, entender esse tipo de detalhe faz toda a diferença. Resolver questões com análise crítica é uma das formas mais eficazes de aprender de verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *